domingo, 3 de janeiro de 2010

Capella Sacra

Das pequenas, mas regulares, contribuições de música de câmara nas missas nasceu em Dezembro de 2006 a Capella Sacra: por este nome identificam-se, nomeadamente, músicos amadores de todas as idades, que definiram como objectivo principal o enriquecimento musical das missas – e em partilhar a alegria ao fazer música em conjunto!
Com a distribuição sempre variável de instrumentos, tais como Flautas Transversais, Flautas de Bisel, Violino, Viola da Gamba, Trompete, Canto e Órgão, a Capella Sacra tem a possibilidade de interpretar uma grande escolha de literatura interessante para música de câmara.
A primeira pedra do grupo foi lançada por Bärbel Griesshaber (Flauta Transversal), Imke Hinrichs (Violino) e Carina Lasch (Órgão), quando começaram em 2003 a enriquecer as missas com música de câmara.
Os ricos enquadramentos musicais por Rita Ramos e Pedro Santos (Flautas de Bisel), Rute Martins (Órgão) e Carina Lasch (Órgão, Canto) num missa pelo restauro do órgão em finais de 2005 e na celebração da Quinta-Feira Santa em 2006 motivaram os músicos a continuar.
Em Dezembro de 2006 uma parte do grupo actuou pela primeira vez com o nome Capella Sacra, interpretando um concerto de Música de Câmara. No ano comemorativo de Buxtehude 2007, também uma parte do grupo integrou num concerto de homenagem a Buxtehude.
Cerca uma vez por mês a Capella Sacra oferece música de câmara nas missas.

Para músicos interessados, a Capella Sacra tem sempre uma portinha aberta: entrem simplesmente em contacto connosco!
A coordenação do grupo está na responsabilidade de Carina Lasch.

Fazem parte do agrupamente sempre variável (06/2010):
Flautas de Bisel – Pedro Santos
Flauta Transversal – Bärbel Grieshaber
Violino - Pedro Lind
Viola da Gamba – Claudia Fischer
Trompetes – Andreas Häusler, Claudio Wittmer
Canto – Claus von Oertzen, Carina Lasch
Órgão – Carina Lasch, Rute Martins